quarta-feira, 21 de julho de 2010

DESIGN É INOVAÇÂO ! OUSAR COM PROPÓSITOS......


" O BRASIL tem hoje a oportunidade de mostrar ao mundo que aqui se faz superdesign,  e não apenas styling"

Muita confusão se faz com o termo design. com toda razão, aliás, porque o termo se aplica a tantos segmentos diferentes que chega mesmo a causar confusão... Erroneamente, costuma -se dizer que um produto tem design e outros não. Na verdade, todo produto foi projetado por alguém (designed) antes de ser fabricado industrialmente. Portanto, podemos achar que um produto tem bom design e outros não, mas design em si não é uma característica.

Ainda maior confusão se faz entre design e styling.
A maioria das pessoas, equivocadamente, entende design apenas como a forma, como o acabamento estético de um produto. Grande engano! Isso é o que chamamos de styling, apenas parte de um projeto de design. DESIGN mesmo começa na concepção do produto, no estudo de seu propósito, no estudo do usuário, no estudo da maneira como o produto é usado, com que tecnologia é fabricado, montado. (PARA QUÊ, POR QUÊ, PARA QUEM, COMO?)

Busca facilitar o uso, atendendo melhor e simplificando a nossa vida, busca racionalizar a fabricação e a montagem industrial, e hoje , com tamanha preocupação AMBIENTAL, o designer precisa também definir como o produto será descartado (desmontado, reciclado, reusado).

Vivemos em um mundo onde a oferta de produtos é enorme. Sinceramente,  o mundo não  precisa de mais produtos :  não precisa de mais um modelo de automóvel  ou  tv ...    O  MUNDO   PRECISA,  SIM,   É  DE SUPER - PRODUTOS!

Produtos realmente inovadores, produtos que de fato facilitem a nossa vida, que funcionem melhor, que utilizem novos materiais, ou reutilizem materiais reciclados, que durem mais, que gastem menos recursos naturais, que economizem energia, que sejam ecologicamente responsáveis......Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de superdesign e superprodutos, que nos tragam muito além da estética.

Eis aí a grande oportunidade do design brasileiro :  acostumado a fazer muito com pouco, acostumado a não se preocupar tanto com a frescura quando sempre faltou o essencial,  o  Brasil tem hoje a oportunidade de mostrar ao mundo que aqui se faz superdesign, e não apenas styling. Isso exige ousadia, pesquisa,  investimento, toda  nossa  criatividade e competência. Mas fará toda a diferença no futuro proximo, no qual a China continuará sendo  o custo baixo, a  Europa e os Estados Unidos,  a sofisticação e a qualidade,  e nós, brasileiros, poderemos ser os inovadores por meio do DESIGN !

GUTO ÍNDIO DA COSTA
é designer e vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Design

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A LEI DO RETORNO!!!!

A LEI DO RETORNO É VÁLIDA EM TODOS OS MOMENTOS DE NOSSAS VIDAS!

E SÃO RETORNOS QUE NOS MESMOS ESCOLHEMOS E PLANTAMOS. PODE SER PEQUENO OU GRANDE, SEJA NA PROFISSÃO, AMIZADE, CASAMENTO OU UM SIMPLES

SORRISO!!!!



EXPERIMENTE! PRATIQUE ESTA IDÉIA!